Home / Uncategorized / Mês de nascimento influencia doenças
Mês de nascimento influencia doenças

Mês de nascimento influencia doenças

doente

Cientistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, desenvolveram um método computacional que investiga a relação entre o mês de nascimento de uma pessoa e suas chances de contrair certas doenças.

O estudo, publicado no jornal da Associação Médica Americana de Informática, indicou que indivíduos nascidos em maio possuem um risco menor de ficarem doentes. Já as pessoas nascidas em outubro têm uma predisposição maior a contrair enfermidades.

Para descobrir essa relação, os pesquisadores utilizaram um algoritmo para analisar as bases de dados médicas em Nova York. Desse modo, eles encontraram 55 doenças que se correlacionaram com determinadas épocas de nascimento.

 

Os novos dados são consistentes quando comparados com outras pesquisas sobre algumas doenças. Por exemplo, os autores do estudo descobriram que o risco de ter asma é maior nas pessoas que nasceram entre os meses de julho e outubro.

Uma pesquisa anterior, feita por cientistas dinamarqueses, relatou que os bebês que nasceram entre maio e agosto têm maiores chances de ter asma. A comparação entre os dois estudos pode ser feita, pois os níveis de luz do sol na Dinamarca nesses meses são similares aos observados no período de julho a outubro em Nova York.

“Esses dados podem ajudar os cientistas a descobrir novos fatores de riscos de várias doenças”, disse o autor do estudo Nicholas Tatonetti em um vídeo do Centro Médico da Universidade de Columbia.

Os cientistas planejam fazer o mesmo estudo em outras localidades, nos Estados Unidos e em outros países. Eles querem ver como os resultados variam de acordo com a mudança de estações e fatores ambientais específicos de cada lugar.

Assim, se os pesquisadores identificarem o que está causando as doenças em determinados meses, eles poderão tomar medidas preventivas contra essas enfermidades.

Big data a favor da medicina

O uso de big data está se tornando relativamente comum na medicina. Cientistas, dentre eles um brasileiro, coletaram dados que ajudaram a conter o avanço do ebola.

“Computadores mais rápidos e registros de saúde eletrônicos estão acelerando o ritmo de descoberta”, disse a principal autora do estudo Maria Regina Boland. “Estamos trabalhando para ajudar os médicos a resolver problemas clínicos importantes usando esses dados”, conta Marina.

Pesquisas anteriores sobre o transtorno de déficit de atenção e a asma já sugeriram uma ligação entre o mês de nascimento e a incidência das doenças. No entanto, é a primeira vez que um estudo em larga escala sobre o assunto é feito.

Os cientistas norte-americanos compararam 1.688 doenças com as datas de nascimento e os históricos médicos de 1,7 milhão de pacientes atendidos no Hospital Presbiteriano de Nova York entre os anos de 1985 e 2013.

O estudo descartou mais de 1.600 associações e confirmou 39 ligações previamente relatadas na literatura médica. Os pesquisadores também descobriram 16 novas relações entre doenças e meses de nascimento, incluindo nove tipos de doenças cardíacas (que são a principal causa de morte no Brasil e nos Estados Unidos).

Além disso, os cientistas realizaram testes estatísticos para verificar se as 55 associações entre doenças e meses de nascimento não surgiram por acaso. Contudo, o autor do estudo alerta que a pesquisa não é conclusiva.

“É importante não ficar excessivamente nervoso sobre esses resultados porque, apesar de existirem as relações, os riscos de se adquirirem as doenças não são tão grandes”, afirma Tatonetti. Segundo ele, “o risco relacionado ao mês de nascimento é relativamente pequeno quando comparado a variáveis ​​mais influentes, como dieta e exercício”.

Sobre outrolado

Notícias Relacionadas