Home / Principal / Ministro Manoel Dias defende, em Genebra, combate ao trabalho infantil
Ministro Manoel Dias defende, em Genebra, combate ao trabalho infantil

Ministro Manoel Dias defende, em Genebra, combate ao trabalho infantil

manoeldias

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, está em Genebra (Suíça) desde segunda-feira participando da 104ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

O ministro defendeu, nesta quarta-feira (10), a criação de iniciativas conjuntas entre países da América Latina, África e Ásia para acelerar a redução do trabalho infantil. Manoel Dias destacou a recente criação da Iniciativa Regional América Latina e Caribe Livre do Trabalho Infantil, instrumento de cooperação acordado por 25 países que inclui iniciativas no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Durante o encontro foram destacados os progressos reconhecidos nas iniciativas de proteção dos direitos trabalhistas. “Não podemos deixar de registrar que a maior parte dos trabalhadores que vivem em condição de pobreza reside em países de renda média, como o Brasil”, justificou Dias.

O ministro relatou ainda as ações em andamento no Brasil, com destaque para a campanha pelo Trabalho Decente na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos, além da Cooperação Sul-Sul, que visa estimular a segurança e saúde laboral em países produtores de Algodão na África e América Latina, entre outras.

Ontem, Manoel Dias destacou o protagonismo do Brasil no desenvolvimento de políticas laborais associadas à justiça social. Para o ministro, o país conseguiu internacionalizar o conceito de trabalho decente em conjunto com a criação, desde 2004, de mais de 1 milhão de postos de trabalho formal e a consequente expansão da cobertura social previdenciária.

Na segunda-feira, os resultados conquistados pelo Brasil nos últimos doze anos, entre eles a articulação para a manutenção do salário mínimo acima da inflação e a criação de programas de qualificação, como o Pronatec, e distribuição de renda, como o Bolsa Família, estiveram no centro das discussões bilaterais comandadas pelo ministro. Manoel Dias participa da Conferência Internacional do Trabalho até sexta-feira.

Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério do Trabalho e Emprego 

Sobre outrolado

Notícias Relacionadas