Home / Principal / Seminário debate nacionalismo, identidade nacional e segregacionismo
Seminário debate nacionalismo, identidade nacional e segregacionismo

Seminário debate nacionalismo, identidade nacional e segregacionismo

Nacionalismo, identidade nacional e segregacionismo – Com Jessé Souza, Gilberto Maringoni e Christian Dunker. Matheus Pichonelli (mediação).

O presente e o futuro das cidades como palco de disputas políticas, ideológicas e sociais norteiam o Seminário Internacional Cidades Rebeldes, que reunirá entre os dias 9 e 12 de junho mais de 40 conferencistas do país e do exterior para um ciclo de debates e curso no Sesc Pinheiros.

Realizado pelo Sesc São Paulo e pela Boitempo Editorial, o Seminário busca ir além da discussão acadêmica, envolvendo também palestrantes ligados à vida pública, ao poder institucional, a movimentos sociais e políticos e às artes, trazendo em comum um histórico de pensamento em relação às cidades, à questão urbana e ao seu papel nas transformações sociais.

Para isto, compõe-se de duas etapas simultâneas. A primeira conta com alguns dos principais nomes do urbanismo e da economia crítica brasileira, como Marcio Pochmann e Ermínia Maricato, reunidos em torno de um curso de introdução à obra do geógrafo britânico David Harvey, professor emérito da Universidade da Cidade de Nova Iorque (EUA). Já a segunda, formada por uma série de conferências, promove o encontro entre pensadores do país e do exterior para debates acerca dos temas propostos no Seminário – além de Harvey, estarão presentes Domenico Losurdo, professor de História da Filosofia na Universidade de Urbino (Itália); Moishe Postone, professor de História na Universidade de Chicago (EUA); o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; o filósofo Vladimir Safatle; o jornalista e cientista político André Singer; os arquitetos e urbanistas Raquel Rolnik e Guilherme Wisnik; os psicanalistas Christian Dunker e Maria Rita Kehl; o deputado federal Jean Wyllys (PSOL), entre outros convidados.

Sobre outrolado

Notícias Relacionadas