Home / Giro de notícias / Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM): Reforma Política não pode ser um retrocesso
Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM): Reforma Política não pode ser um retrocesso

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM): Reforma Política não pode ser um retrocesso

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) veio ao Piauí para defender uma maior participação de mulheres na política, um dos pontos da reforma política. A parlamentar explica que a luta não é apenas em prol da cota para mulheres, mas em defesa da cota de gêneros.

“Essa nossa vinda ao Piauí é mais que um chamamento, é uma forma de pressão em relação aos homens. Temos que analisar qual o país temos hoje e a realidade do nosso Brasil. A sociedade sabe que as mulheres participam pouco, mas não sabem a noção exata dos números. Atualmente já respondemos por mais de 40% da produção, temos um nível de escolaridade superior ao dos homens na magistratura, mas a política no Brasil é muito masculina. No mundo inteiro existem cotas e essa cota que queremos não é de mulheres e sim de gêneros. Nenhum parlamento pode ter mais de 70% de suas cadeiras ocupadas por parlamentares do mesmo sexo”, disse a senadora.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, nesta segunda-feira (15), a parlamentar disse que a pouca participação das mulheres na política pode ser vista no ranking das Organização das Nações Unidas (ONU).

“No ranking de 188 nações, o Brasil ocupa a 158ª posição em termos de presença e participação da mulher nos parlamentos. Portanto, no mundo só existem 30 países melhores que a gente. Na América só temos três ilhas que estão na nossa frente. No continente sul americano, o Brasil é o último, sendo que o país é o primeiro em importância econômica, extensão territorial/geográfica, populacional. A média de participação das mulheres no mundo é em torno de 20% a 25% e no Brasil são apenas 10%. Não dá, em um país que tem 52% do seu eleitorado de mulher, que nós ocupemos 10% das cadeiras”, disse.

A campanha Mais Mulheres na Política, a reforma que o Brasil Precisa, será lançada na manhã desta segunda-feira (15), em Teresina, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí e contará com a participação de Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e também da senadora Regina Sousa (PT) e a deputada federal Iracema Portela (PP) são as idealizadoras da campanha no Estado.

Sobre outrolado

Notícias Relacionadas

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*