Home / Brasil / Campo de Lula recebe Navio-plataforma Cidade de Itaguaí
Campo de Lula recebe Navio-plataforma Cidade de Itaguaí

Campo de Lula recebe Navio-plataforma Cidade de Itaguaí

itaguai

O navio-plataforma FPSO Cidade de Itaguaí já está ancorado na Área de Iracema Norte do campo de Lula, no polo Pré-Sal da Bacia de Santos, litoral   do  estado do Rio de Janeiro. A unidade tem capacidade de produção de 150 mil barris de óleo por dia e compressão de 8 milhões de metros cúbicos de   gás natural por dia. A produção de petróleo no campo tem previsão de ser iniciada ainda no terceiro trimestre deste ano.

Ancorado a 240 km do litoral do Rio de Janeiro, em profundidade d´água aproximada de 2.240 metros, o FPSO Cidade de Itaguaí será conectado a oito poços produtores e nove poços injetores. O gás natural será exportado para terra via gasoduto submarino. Adicionalmente, a unidade tem capacidade de armazenamento de 1,6 milhão de barris de petróleo e capacidade de injeção de 264 mil barris de água por dia.

Com conteúdo local de 65%, o Cidade de Itaguaí teve 12 módulos construídos no Brasil, sendo 10 no canteiro da Empresa Brasileira de Engenharia (EBE), em Itaguaí (RJ) e dois no canteiro da Schahin, em São Sebastião (SP). A integração dos módulos foi realizada no estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis.

O navio-plataforma foi contratado junto ao consórcio Schahin/Modec, responsável pela conversão do casco, construção e integração dos módulos e pela operação da unidade.

A área de Iracema Norte do campo de Lula está localizada no bloco exploratório BM-S-11, no polo Pré-Sal da Bacia de Santos. O BM-S-11 é desenvolvido em parceria, na qual a Petrobras é líder e operadora do consórcio com participação de 65%. As outras parceiras são a BG E&P Brasil Ltda com 25% e Petrogal Brasil SA com 10% de participação.
Dados do FPSO Cidade de Itaguaí:

· Processamento de petróleo: 150 mil barris/dia;
· Tratamento e compressão de gás: 8 milhões m³/dia;
· Tratamento de água de injeção: 264 mil barris/dia;
· Capacidade de armazenamento: 1,6 milhão de barris de óleo;
· Profundidade de água: 2.240 metros;
· Comprimento Total: 332 metros;
· Boca: 58 metros;
· Pontal (altura): 31 metros;
· Peso: 82 mil toneladas.

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

Sobre outrolado

Notícias Relacionadas

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*