Home / América Latina / Obama diz que Dilma apoia reaproximação dos EUA com Cuba
Obama diz que Dilma apoia reaproximação dos EUA com Cuba

Obama diz que Dilma apoia reaproximação dos EUA com Cuba

dilmaobama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que líderes “de todas as américas” manifestaram apoio à mudança da política norte-americana em relação a Cuba. No próximo dia 20 de julho, deverão ser reabertas as embaixadas em Washington e Havana, um passo importante na retomada das relações entre os dois países.

Ele destacou a presidenta Dilma Rousseff, que esteve nesta semana nos EUA. “Desde dezembro, já víamos enorme entusiasmo por esta nova abordagem. Vocês ouviram esse apoio expresso pela presidenta Dilma Rousseff ontem [dia 30]. Pesquisas de opinião pública em ambos os nossos países mostram amplo apoio a este compromisso”, disse Obama nesta quarta-feira, (1º), em pronunciamento na Casa Branca.

Na ocasião, o presidente Barack Obama afirmou que Cuba e Estados Unidos não devem ficar prisioneiros do passado.“Um cubano disse: ‘Eu me preparei para isso a minha vida inteira.’. Outro disse que ‘isto é como um injeção de oxigênio.’ Um professor cubano descreveu [a reabertura] de forma muito simples: ‘Somos vizinhos. Agora podemos ser amigos.’ .

Na terça-feira (30), durante a visita da presidenta Dilma aos Estados Unidos, Obama declarou à imprensa: “Finalmente, estamos trabalhando juntos para defender a democracia e os direitos humanos em toda a América Latina. Aprecio muito o forte apoio da presidenta Dilma Rousseff e do Brasil à nossa nova abertura com relação a Cuba. Eu atualizei Dilma sobre o nosso progresso, incluindo nosso trabalho para abrir embaixadas em Havana e Washington. E acredito que a liderança do Brasil na região, bem como sua própria jornada na direção da democracia e da economia de mercado, podem torná-lo um importante parceiro à medida que trabalhamos para criar mais oportunidades e prosperidade para o povo cubano”.

Sobre outrolado

Notícias Relacionadas

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*