Home / América Latina / Partido Comunista de Cuba comemora 50 anos da eleição do seu primeiro Comitê Central
Partido Comunista de Cuba comemora 50 anos  da eleição do seu primeiro Comitê Central

Partido Comunista de Cuba comemora 50 anos da eleição do seu primeiro Comitê Central

O PCC (Partido Comunista de Cuba) comemorou no sábado (03/10) os 50 anos da eleição de seu primeiro Comitê Central e também a criação do jornal oficial Granma, em um artigo intitulado “Quatro sucessos, um diário”.

Na edição de aniversário, o Granma resenhou a cerimônia de celebração de meio século de existência, que foi presidida pelo número dois do PCC, José Ramón Machado Ventura e pelo primeiro vice-presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, entre outras personalidades.

Ventura lembrou aquele “memorável” 3 de outubro de 1965, quando em um ato realizado no teatro Karl Marx de Havana, o então Partido Unido da Revolução Socialista passou a ser chamado de Partido Comunista de Cuba.

Além disso, lembrou como o ex-presidente Fidel Castro, à época, líder do PCC, leu a histórica carta de despedida do guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara, escrita antes de partir para a Bolívia, e falou sobre a fundação do Granma, “insubstituível meio de informação, ensino, ideologia e cultura”.

“Nos sentimos legitimamente orgulhosos de nosso órgão oficial” por contribuir para defender a Revolução. O ‘Granma é necessário hoje e vai continuar sendo no futuro”, afirmou Ventura.

No sábado, fundadores e diretores do jornal também fizeram um tributo ao presidente cubano, Raúl Castro, e a seu irmão e líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, reportou a Agência Efe.

Sobre outrolado

Notícias Relacionadas

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*