Home / Economia / Não há sinais de recuperação da economia global, diz Uncatd
Não há sinais de recuperação da economia global, diz Uncatd

Não há sinais de recuperação da economia global, diz Uncatd

UNCTAD PEDE MAIS GASTOS PÚBLICOS E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA

Relatório divulgado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) afirma que a economia mundial deve crescer 2,5% em 2015, o mesmo ritmo de 2014, interrompendo a sequência de duas altas. A taxa “é significativamente inferior à média de 4% dos anos pré-crise” e reflete “uma ligeira aceleração nas economias desenvolvidas, uma desaceleração moderada nas economias em desenvolvimento e um declínio mais acentuado nas economias em transição”.

Para o secretário-geral da entidade, Mukhisa Kituyi, oito anos após a crise financeira, o mundo ainda não descobriu como mudar a marcha “para alcançar o desenvolvimento econômico global, inclusivo e sustentável”.

No caso dos países desenvolvidos, a previsão é de crescimento de 1,9% este ano, ante 1,6% em 2014, puxado pela energia mais barata e preços mais altos dos imóveis residenciais. Para Unctad, os países ricos precisam aumentar a despesa pública, salários e a demanda por bens e serviços para evitar a desaceleração da economia global. A entidade alerta para o declínio dos salários (cerca de dez pontos percentuais, em média, desde 1980) e da crescente desigualdade na distribuição da renda.

Segundo a Unctad, o conjunto de países em desenvolvimento deve crescer 4,1% em 2015, menos que os 4,5% observados no ano passado. Se confirmado, será o menor ritmo desde 2009, quando o grupo cresceu 2,6%.

Sobre outrolado

Notícias Relacionadas

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*