Home / América Latina / Prêmio de Poesia Pablo Neruda: Augusto de Campos é primeiro brasileiro a recebê-lo
Prêmio de Poesia Pablo Neruda: Augusto de Campos é primeiro brasileiro a recebê-lo

Prêmio de Poesia Pablo Neruda: Augusto de Campos é primeiro brasileiro a recebê-lo

A cerimônia de premiação acontece amanhã, 7/10, em Santiago (Chile). O evento contará com a presença dos ministros da cultura do Brasil, Juca Ferreira, e do Chile, Ernesto Ottone; além da presidenta do Chile, Michelle Bachelet

O surgimento do movimento internacional da poesia concreta no Brasil foi um dos marcos da década de 1950. E o poeta, ensaísta, tradutor e crítico literário Augusto de Campos foi um dos principais responsáveis por isso. Em 1952, junto ao seu irmão Haroldo de Campos e ao também poeta Décio Pignatari, lançou a revista literária “Noigandres”, origem do Grupo Noigandres, que deu início ao movimento.

Desde então, Augusto de Campos publicou diversas obras e ensaios. Rompeu barreiras ao ir além do impresso e ao aliar, em sua obra, vídeo, computação gráfica, hologramas e outras técnicas. Neste ano, acumula mais uma conquista: será o primeiro brasileiro a obter o Prêmio Iberoamericano de Poesia Pablo Neruda. A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá amanhã, dia 7 de outubro, em Santiago, capital do Chile, com a presença da presidente do Chile, Michelle Bachelet e dos ministros da cultura do Brasil, Juca Ferreira, e do Chile, Ernesto Ottone.

A viagem oficial do ministro Juca Ferreira ao Chile acontece de 6 a 8 de outubro. Além da solenidade de premiação de Augusto de Campos, Juca Ferreira participará de reuniões para assinaturas de acordos de cooperações entre os dois países, como o acordo de fomento a coprodução audiovisual entre o Conselho Nacional da Cultura e das Artes do Chile (CNCA) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine). O ministro e comitiva também visitarão a 12ª Bienal de Artes Mediales.

Além do ministro Juca Ferreira, compõem a delegação brasileira o presidente da Ancine, Manoel Rangel, o diretor do departamento de relações internacionais do MinC, Gustavo Pacheco, a assessora de Comunicação do Ministério, Helenise Brant, e o embaixador do Brasil no Chile, Georges Lamazière. (Brasília Acontece)

Sobre outrolado

Notícias Relacionadas

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*