Home / América Latina / Aldo Rebelo anuncia cooperação militar com o Paraguai
Aldo Rebelo anuncia cooperação militar com o Paraguai

Aldo Rebelo anuncia cooperação militar com o Paraguai

Os governos paraguaio e brasileiro começarão a se reunir, periodicamente, com o objetivo de intensificar a cooperação militar bilateral em defesa da segurança. Em tais encontros serão definidas possíveis ações militares na fronteira, bem como exercícios em conjunto.

A decisão do acordo ratificada entre os dois países ocorreu na última segunda-feira, 4, após assinatura do Ministro da Defesa, Aldo Rebelo; Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; e pelos ministros paraguaios Eladio Loizaga(Relações Exteriores) e Diógenes Martinez(Defesa). O acordo já está em vigor e se encerra em 2021.

Mecanismo 2 + 2

Aldo Rebelo ressaltou que o Brasil deseja manter uma boa relação de respeito com as forças armadas paraguaias, bem como com o governo do respectivo país. “Nosso desejo é de amizade… com as Forças Armadas do Paraguai junto a nossas Forças em todos os temas e áreas possíveis” declarou Aldo em nota oficial divulgada no site do Ministério da Defesa.

O nome do acordo selado entres os dois Estados chama-se “Mecanismo 2+2 de Consulta Política e Avaliação Estratégica”. O Ministério da Defesa divulgou que esse mecanismo deve elevar o ‘status da representação da Marinha do Brasil no Paraguai para missão naval’.

Parceria militar

O ministros também analisaram alguns organismos multilaterais quando o assunto foi o exercício militar conjunto, principalmente os do CDS – Conselho de Defesa Sul-Americano; JID –  Junta Interamericana de Defesa; ESUDE –  Escola Sul-Americana de Defesa e CEED – Centro de Estudos Estratégicos de Defesa.

Na ocasião, o governo paraguaio condecorou Aldo Rebelo com a ‘Ordem do Mérito Militar em grau de Grande-Oficial’. Por sua vez, o governo brasileiro conferiu ao Ministro da Defesa Paraguaia, Diógenes Martinez, o título de Grã-Cruz da Ordem do Mérito de Defesa do Brasil.

Embora não tenha ocorrido grande alarde da mídia com o acordo entre as duas nações, alguns sites mostraram que algumas pessoas receberam a notícia com certo receio devido a instabilidade política nacional e o apoio do governo paraguaio ao governo brasileiro. As informações oficiais foram divulgadas pelo Ministério da Defesa.

Sobre outrolado

Notícias Relacionadas

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*