Home / América Latina / Raúl Castro completa 85 com trajetória revolucionária marcante
Raúl Castro completa 85 com trajetória revolucionária marcante

Raúl Castro completa 85 com trajetória revolucionária marcante

O aniversário do Presidente – Por Fernando Ravsberg

Com muito pouco ruído midiático, o presidente cubano, Raul Castro completa 85 anos e se aproxima do final do seu mandato, previsto para 2018. Vive este aniversário imerso em uma profunda transformação da economia, em complexas negociações com os EUA e pagar milhares de milhões de dólares aos credores internacionais para atrair os investimentos que o país necessita.

Em sua história há quase 70 anos de atividade política. Ligado ao marxismo desde a adolescência, tomou o Quartel Moncada, preso político, exilado no México, líder de uma frente guerrilheira, construtor das Forças Armadas Revolucionárias, Presidente de Cuba, pai das reformas econômicas, arquiteto da mudança geracional e que conseguiu sentar Washington na mesa de negociações.

Muitos cubanos lhe chamam de chinês pelas características dos seus olhos, mas também poderiam usar esse apelido por sua relação com o tempo. Seu slogan para as reformas é “sem pressa mas sem parar” e seu plano de governo se estende até 2030, bem além do tempo de seu mandato, limitado por ele mesmo quando propôs que nenhum líder deve permanecer no cargo por mais de 10 anos.

O principal objetivo de seu governo parece ser o de criar um modelo econômico sustentável, que permita melhorar as condições de vida dos cubanos mantendo a cobertura universal de saúde, educação gratuita e cultura ao alcance de todos os cidadãos. Um meta ambiciosa para um país do Terceiro Mundo com poucos recursos naturais, mas uma nação com enormes recursos humanos.

Fonte: Cartas Desde Cuba – Fernando Ravsberg

Sobre outrolado

Notícias Relacionadas

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*